Tedros Adhanom Ghebreyesus alertou que países devem preparar seus sistemas de saúde. Organização também pediu transparência e honestidade aos governos na comunicação com a população. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS, fala em entrevista coletiva, em imagem de arquivo
Reuters/Denis Balibouse
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou, nesta segunda-feira (7), que a pandemia de Covid-19 “não será a última” que a humanidade precisará enfrentar.
“Esta não será a última pandemia. A história nos ensina que surtos e pandemias são um fato da vida. Mas quando a próxima pandemia vier, o mundo deve estar pronto – mais do que estava desta vez”, alertou Tedros.
Ele também chamou atenção para o fato de que os países precisarão preparar melhor seus sistemas de saúde para enfrentar as próximas pandemias.
“Nos últimos anos, muitos países fizeram enormes avanços na medicina, mas muitos negligenciaram seus sistemas básicos de saúde pública, que são a base para responder aos surtos de doenças infecciosas”, afirmou Tedros.
“Parte do compromisso de cada país para se reconstruir melhor deve ser, portanto, investir na saúde pública, como um investimento em um futuro mais saudável e seguro”, disse o diretor-geral.
A entidade também pediu que os governos fossem mais transparentes e honestos na comunicação com a população sobre a pandemia.